segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Episódio de um ligeiro acidente de viação na cidade de Luanda

Bom Dia Minha Luanda, Bom dia Vila Alice,
Começa mais uma semana laboral que naturalmente será preenchida por muito ou algum trânsito...
Sexta-feira passada depois de uma madrugada bastante animada, onde prevaleceu música angolana, das Antilhas francesas e música Pop e Soul music dos anos 80 e 90, com a disposição em dia e com boa música no carro, seguia eu pelo caminho normal para o work, qdo de repente, alguém bateu ligeiramente na parte trás do meu carro!!!
A minha admiração começou pela insistência do senhor em ultrapassar-me, mesmo sabendo k o meu carro já estava dentro da área de conforto ou de segurança. Paro o carro e saio do mesmo p saber o k se passou p o senhor ter este comportamento, ao que ele olha p mim e diz: " a senhora é k bateu no meu carro, a senhora tava a girar, a senhora obrigou-me a bater no seu carro!!! OMG, ele nem se apercebeu do significado das palavras k saíam da sua boca, Senhor ninguém sai da sua casa p obrigar o outro a bater, os acidentes acontecem por imprudência, por pressa (aspecto psicológico) ou por disputa (sim, porque existem pessoas na cidade de Luanda que lutam pelo seu espaço na estrada, instinto nato de posse do ser humano)...
Como fiquei bastante chateada para não dizer irritada com o que tinha acabado de suceder, pedi a um dos motoqueiros k parou p ver o acidente e deu-me razão p chamar o agente da polícia de trânsito. Esperamos pelo senhor agente, mas o senhor sempre a dizer que eu é k tinha culpa...um dos motoristas que estava a passar e viu o acidente, vira-se p ele e diz: "senhor n tem razão, o senhor bateu atrás, chega só a um acordo com a senhora..."
O polícia chega olha para a posição dos carros e olha p nós dois e diz: " para começar vcs os dois já cometeram uma infracção, tendo em conta a posição k vcs os dois viraram, mas vou esquecer isso...os senhores já chegaram a um entendimento??? Ok, vejo que ainda não existe entendimento possível, vão fazer o seguinte, estacionem melhor os carros para evitar o engarrafamento e vamos conversando enquanto eu faço o esboço do acidente."
Eu e o senhor em causa estacionamos o carro e a polícia de trânsito fico fazendo o esboço do acidente. Depois com o esboço em mãos, começou a falar conosco, dizendo que a partir do momento que o senhor bate na parte de trás do carro, quem passa a ter razão é a senhora, porque ela já estava na faixa de rodagem e o senhor tinha k ter a prudência para deixá-la passar...O senhor que depois descobri ser dos Camarões, olha o polícia e insiste k ele n tem culpa e que eu é k estava a girar o carro...
O polícia n fz mais nada e diz que o código de estrada é uniforme em qq parte do mundo, a n ser k nos Camarões seja diferente e como tal, da forma como os carros colidiram e a respectiva posição dos carros dá p ver claramente k a senhora tem razão. O senhor busca no carro dele motivos p explicar k eu tb bati no carro dele, mas nada prevalece...
O polícia mais uma vez aconselha a k chegamos a um acordo, porque senão tem k largar o salo dele e dirigir-nos para a esquadra, o k seria pior p nós dois k iríamos perder um dia inteiro nisso. Eu disse ao polícia que estava cansada das pessoas dizerem perante a autoridade k vão pagar e responsabilizar-se, mas na hora H, descartam-se ou ignoram os telefonemas. O senhor camaronês fala que tenho k dar-lhe o benefício da dúvida e que tem ali uma pessoa k pode arranjar imediatamente o carro. Ao que o polícia defende-me que não pode ser assim, porque a senhora n conhece o moço em causa que apareceu do nada para se aproveitar da ocasião e fazer negócio e k a senhora deve ter uma pessoa da sua confiança k já costuma fazer reparações no seu carro. E eu, claro, concordei com a afirmação do senhor polícia. Depois de um tempo de ele tentar fazer valer a sua posição de também de sido prejudicado por mim e que eu estava a girar o carro. Eu farta de ouvir esse termo "girar", falo com ele k em português girar é andar em círculos e eu n diz isso k tinha de utilizar o termo manobrar...depois comecei a falar em francês com ele, dizendo que tinha razão k ele é k cometeu um erro de falta de prudência, queria ultrapassar-me a todo o custo, mesmo eu estando já dentro da faixa de rodagem...depois disse mais k o termo girar n se emprega aqui e k ele tinha k aprender mais a língua portuguesa. Ao que ele vira-se p mim e diz k somos africanos e k temos k nos entender...
Depois deste bate boca k durou mais ou menos mais de 40 minutos, chegamos a uma acordo: eu vou correr atrás do orçamento do carro e depois contacto o senhor para ele combinar com o mecânico p pagar e assim fazer a obra.
o polícia depois no fim de tudo, vira-se p mim e diz: mana vc hj fechou o meu dia ya...vejo k já n sou mais necessário aqui, porque vcs já estão a entender-se em duas línguas...Bom dia e espero k o senhor cumpra o k disse aqui senhor...
Moral da estória: não vale a pena tentar ultrapassar alguém k já está na faixa de rodagem, e se acontecer, chegue logo a acordo com a pessoa em causa, porque o tempo perdido em falsas acusações e culpas é desnecessário e mais, vou formular uma minuta de acordo de reparação de carro em casos de acidentes e sempre k acontecer isso de novo (sim, porque em Luanda, estamos sempre propensos a k aconteça isso...), já tenho aquilo impresso e é só dar a pessoa em causa para ler e se estiver de acordo assinar e se não estiver de acordo é só fazer algumas alteração para adaptar o acordo a situação específica.
Boa Segunda-feira e espero k hj n haja mais acidentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário